sexta-feira, 18 de abril de 2008

Futuro Chato

::
Tenho quase certeza de que as crianças de hoje serão adultos muito mais inteligentes do que nós. Quem tem perfil no Orkut antes mesmo de nascer e já vem ao mundo praticamente on-line tem uma infância de muito mais oportunidades para o aprimoramento do raciocínio do que a nossa saudosa infância, em que o auge da modernidade era um tamagushi (o meu virou morcego porque eu esqueci de alimentá-lo durante um dia... L )

Também tenho quase certeza de que essas mesmas crianças serão adultos muito mais chatos do que nós. 99% de certeza. Quer motivos? Pense na alimentação. Hoje há todo um cuidado com a alimentação infantil por causa da obesidade precoce. Refrigerante é considerado praticamente um veneno, salgadinho então, nossa!! Já vi criança chorando porque queria comer mais brócolis. BRÓCOLIS! BRÓ-CO-LIS! B-R-Ó-C-O-L-I-S!!!!!Um VEGETAL SAUDÁVEL! Esse mundo ta perdido...

Outro exemplo. Brincadeiras. Tudo bem que quem nasceu nos anos 80 pegou uma fase de televisão, videogame, o início dos computadores mais acessíveis, mas acho que boa parte ainda andou de bicicleta ou jogou bola na rua, pulou elástico, brincou de pega-pega, esconde-esconde, fez cabaninha na sala de TV usando um cobertor, ganhou um walkie talkie do Paraguai de Natal e saiu por aí com um amiguinho pra testar, se machucou com um soco do Lango-lango, e assim vai. Hoje o barato das crianças são os videogames ultra modernos, televisão, computador, videogame, televisão, computador... depois botam a culpa na comida. Criança sentada comendo gasta energia como, cara-pálida?

E a prova final da futura chatice adulta: meio-ambiente. Não agüento mais ouvir falar em cuidados com o meio-ambiente, efeito estufa, etc. Qualquer coisa que a gente faz prejudica o meio-ambiente, já reparou? Tá respirando oxigênio e liberando o quê? Gás carbônico! Ohhh! Bilhões de pessoas no mundo liberando gás carbônico (e muito metano também depois de uma feijoada com repolho). Dá até pra se sentir culpado, não? Aí a criança cresce achando que é um monstro poluidor, neurótica por ter que fechar e abrir a torneira toda hora pra escovar os dentes e tomar banho, se sentindo culpada porque não comprou um caderno com papel reciclável ou porque não separou o lixo. Faz a mãe comprar um monte de sacolas de pano feias pra não ter que levar sacola de plástico pra casa (onde é que essas pessoas botam o lixo depois? Num saco de lixo, de plástico, não?). A sociedade está formando uma geração de “Ecochatos”, isso sim.

Serão chatos porque não levaram de lanche na aula um pacote de bolacha recheada ou de salgadinho com uma garrafinha de refri; vão ser chatos porque não comiam plic-plac com maionese vendo TV com os pais; chatos que desconhecem o prazer de não precisar ser ecologicamente correto em tudo; chatos porque não vão conseguir se divertir tanto off-line (daqui a pouco vai ser comum casamento pelo messenger, escreve aí!); chatos porque vão ter sido criados com dicas da Super Nanny e de livros de psicólogos que provavelmente nem têm filhos.

Quer salvar o futuro do planeta? Estrague um pouco os seus filhos, ou futuros filhos. Eles não precisam ser perfeitos, só não crie mais um chato, por favor!

2 comentários:

petite disse...

Oi! tenho dois comentarios ... eu cheguei na escola pra dar aula e lembrei que o assunto era "sweet and salty" naturalmente pensei vou comprar um salgadinho e um chocolate pra dar para as criancas ... pra minha surpresa o dono do bar da escola me deu um sermao pq ele nao vende esse tipo de porcaria ! Nossa eu jah to ultrapassada hehehe.
Mas tenho que discordar de algumas coisas ... pois me considero uma ecochata .... as sacolas de plastico que a jente coloca lixo organico dentro vao pro lixao e nao sao recicladas .... entao sou a favor das sacolinhas de papel ou de pano .... e no ultimo caso coloca a sacolinha de plastico no reciclavel ;)
Adorei o Post

Anônimo disse...

Oi!!!
Primeira vez que passo no blog e discordo de alguns pontos deste post...
Acho que taxar de o futuro de chato e o passado de maravilhoso não seria o mesmo que nossos pais fazem agora?
Quantas vezes já ouvi meus (creio que nossos) pais dizerem que antigamente era tudo diferente, tudo muito melhor para as crianças? Perdi as contas heheheh
Acho que tudo no final das contas é muito relativo, nossos pais dizem isso, a gente diz isso, e com certeza nossos filhos dirão a mesma coisa!
Não seria saudade do nosso passado?
Pense nisso ;)