sexta-feira, 18 de julho de 2008

Músicas que resistem ao tempo

::

Faz horas que a gente não fala sobre música aqui, então, lá vai. Outro dia ouvi umas crianças de 11, 12 anos cantando músicas do Legião Urbana. Nunca fui fã do Legião, mas eu também cantava “Eduardo e Mônica” e tentei, em vão, decorar “Faroeste Caboclo”.

Me dei conta de que, assim como eles, eu também gosto de músicas de outras gerações. Curto muito as músicas Disco dos anos 70, Beatles, e por aí vai. Algumas letras das músicas dos Beatles soam ultrapassadas, como “I want to hold your hand”. Que cara hoje faz uma música dizendo que quer só “segurar na mão” da mulher? Na época deve ter sido o máximo, fez aquela mulherada berrar nos shows, se rasgar, mas hoje eu acho meigo.

Fico imaginando que músicas de hoje vão continuar a ser ouvidas daqui a 20, 30 anos. Será que vão ouvir os funks bagaceiros de hoje e dar risada de nós? Ou (medo), será que vão achar “meigo” pro que vai estar rolando na época? Será que a música sertaneja vai voltar a ser moda? (nãaaaao!!).

Não me arrisco a dizer nenhuma banda ou cantor(a) de hoje que possa durar tanto. Talvez os ícones que vêm de 80, 90 pra cá, tipo Madonna, Oasis, e no Brasil Skank, Jota Quest, etc... Alguém se arrisca a dizer alguma?

Talvez as bandas de hoje sejam efêmeras como quase tudo hoje é, quem sabe, só espero não ter que ouvir meus futuros filhos cantando Wanessa Camargo... :p

3 comentários:

Para Tudo! disse...

heiauhiuae .. Acho que uma das primeiras músicas do Legião que todos tentamos decorar é Faroeste Caboclo mesmo...
Lembro era na época de fita ainda, peguei um papel, colocava a fica no rádio, escrevia uma frase, voltava a fita, dava play mais uma vez, escrevia, voltava a fita, até escrever a música inteira...
Hoje sei a música inteirinha, e quando escuto ela me vem uma onda de nostalgia... é tão bom, tão gostoso....

Beijo! ;D

Anônimo disse...

Antes era "I wanna hold your hand" hoje é "I wanna hold your 'somthing'" Medoo!

Magina daqui uns 20 anos oq o povo vai querer segurar. hahahahaha

"I wanna hold you iphone"

bjaozao.

Errante disse...

Legião foi um marco para uma grande galera na adolescência.
Gosto até hoje.
Mas respondendo a questão, acredito que músicas que se manterão forte daqui a 20 anos será o heavy metal.
Iron Maiden já é consolidada uma das maiores bandas do mundo e não apenas por metaleiros.
Todas as pessoas conhecem pelo menos uma música deles sem falar que os fãs do heavy metal são muito fiéis. Acredito que esse estilo permanecerá intácto, assim como outros clássicos do rock. ;)