sábado, 21 de junho de 2008

Mulher Maravilha X Mary Jane


No último findi nós fomos ao cinema ver o filme do Hulk, que está excelente. Inclusive as referencias ao seriado e as Hqs estão todas lá, vale conferir, principalmente se você, como eu, está esperando um promissor filme sobre os Novos Vingadores.
Assistindo o filme e pensando no imenso universo de super-heróis, fiquei me perguntando sobre o papel das mulheres - as super heroínas - e confesso que custei um pouco pra me lembrar de algumas. Vai dizer, fora a mulher maravilha, é tudo mais ou menos. E não adianta me dizer que a Jean Grey, Oráculo ou a Canário são grande coisa, pra mim, não cola.
Então, o que acontece com as mulheres nesse universo masculino? Pois não podemos negar que o mundo das Hqs é basicamente dos meninos (roteiristas, desenhistas, etc.). Então está na hora de olhar como os homens percebem as mulheres no mundo deles... (Hum, estou começando a entender o por quê dos micro shorts e peitões.)
Pesquisando um pouco descobri que o criador da Mulher Maravilha usou a esposa de inspiração, e confesso que quando li achei lindo, porque é uma ótima homenagem, afinal ela é linda, tem poderes e é decidida. Tudo que nós queremos ser.
Mas as heroínas de verdade, ainda são as esposas/namoradas dos heróis, por agüentarem uma vida dupla, crises, ameaças, super vilões, identidades secretas, uniformes um tanto duvidosos ... Com tudo isso eu cheguei a uma conclusão, talvez eles prefiram ter a namorada/esposa do lado do que a super heroína . Um belo conflito não é? As mulheres querem ser a Mulher Maravilha e os homens querem a Mary Jane.

3 comentários:

Lois Lane disse...

Bah, falou tudo!! Não dá pra esquecer também da "mocinha" mais cega dos HQs,a minha adorada e idolatrada salve salve Lois Lane. Mas eu concordo com uma frase do Superman, muito bem lembrada ontem numa conversa pela Gossip Girl, em que ele diz que ela é a força dele. Isso sim que é elogio! :) Lembrei também da Supergirl e da Batgirl, mas as coitadas foram e são tão inexpressivas que nem dá pra contar...é, tá feia a coisa pro lado das super-heroínas nos quadrinhos...como seria uma inventada por mulheres?

RoxyMcSummer disse...

Tem umas ai q tu esqueceu q é a Elektra, a BatGirl e a Mulher Gato hehehe.

Parecem preferir mesmo a namoradinha, mas são bobos pq ter a super-heroína seria mto mais fácil né pq a namorada eles tem q tá salvando toda a hora.

Anônimo disse...

Mas a graça está justamente na fragilidade, afinal, usando uma cueca por cima das calças, nada melhor pra se afirmar como macho que ter uma donzela para salvar e protejer sempre que necessário.

Mas convenhamos, a Lois Lane não é mocinha, é uma santa, porque pra aturar o "escoteiro azul" tem que ter um saco celestial!