quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Expectativa demais sempre gera frustração

::
A menina Wednesday gostou de participar do blog \o/, segue mais uma contribuição (dependendo da frequência já ganha espaço fixo aqui :D):

Não sei se já está comprovado cientificamente, se não está, deveria... Tenho absoluta certeza que, se fizerem uma pesquisa agora, 99.9% das pessoas irão responder que expectativa demais sempre gera frustração. É impressionante!!! Por óbvio, quanto maior é a expectativa, maior é a frustração. A frustração, geralmente, se dá quando algo que almejamos não acontece, mas também pode ocorrer quando a coisa desejada acontece, mas não exatamente da forma que imaginávamos. Analisando friamente a questão e voltada para a minha própria vida, percebo que as coisas mais bacanas que aconteceram comigo foram totalmente ao acaso, não havia planos, pretensões, ou seja, expectativa zero, em alguns casos a expectativa era “-1”, totalmente negativa mesmo! O inverso também é verdadeiro, toda vez que fiz planos, imaginei, sonhei, “viajei” demais, enfim, criei aquela expectativa, nada aconteceu... Em alguns casos, até aconteceu, mas não foi nada do que eu esperava.

Pode parecer um pouco duro, mas, por vezes, é melhor analisar as coisas de uma forma mais realista e não começar a “viajar”, nem fazer planos, etc. Claro, muitas vezes, terceiros contribuem para a nossa frustração, entretanto, na maioria dos casos, nós mesmos somos culpados. Algumas pessoas estão mais propensas a esse tipo de coisa, pois, evidentemente, isso envolve traços de personalidade, é lógico que uma pessoa realista/pessimista vai se frustrar menos vezes na vida que uma pessoa sonhadora. A primeira tende a não criar nenhuma expectativa, pelo contrário, já começa pensando nas coisas que podem dar errado, enquanto que a segunda, quando vislumbra qualquer novidade, já faz mil projetos!

De qualquer forma, a abordagem desse assunto se deve à minha mais recente frustração. Cabe salientar que se trata de uma frustração beeem “light”, pois, não teve nenhuma implicação prática na minha vida. Isso não quer dizer que a frustração foi pequena, ela apenas não trouxe maiores conseqüências! Ocorre que, há algum tempo, seguindo a dica de uma das minhas amigas vaquinhas, comecei a ler o blog de um sujeito que atende pela alcunha de “Cafa”. Bah, logo fiquei viciada, os textos dele são ótimos, ele tem um jeito divertido de escrever, é engraçado e tal, definitivamente, os “posts” são suuuper bons de ler... À medida que lia as novas postagens, ficava cada vez mais curiosa para ver a cara da criatura, a minha expectativa estava lá nas alturas... O cara só pode ser um lindo, pensava eu! Então, um dia desses, na casa da tal amiga, vi a foto dele... Nooossaaa, que decepção, aquele cara da foto não podia ser o mesmo do blog... Sinceramente, não sei muito bem o que eu estava esperando, o Brad Pitt talvez, sei lá, só sei que o amigo da foto estava bem longe de ser o meu número (é bem provável que ele dissesse o mesmo se visse a minha foto! Hihi!), ele não era um horror, claro que não, apenas não era nada daquilo que eu tinha imaginado... Fiquei tão frustrada na hora que comentei com ela: - É fato, guria, expectativa demais gera frustração!

Ah, continuo lendo o tal blog, mas agora com outros olhos.

Wednesday

2 comentários:

RoxyMcSummer disse...

Só acho que temos que escolher em que situações esperar e que outras não até pq se ser negativa fosse o segredo pra felicidade "O Segredo" não seria um sucesso. Então temos q saber dosar isso, nas coisas q podemos ter certa influência.

Sobre o Cafa hahaha eu já conhecia antes então não criei expectativa. E aquele corpinho eu até pegaria...se não fosse o cafa é claro. :D

Anônimo disse...

Concordo com a idéia de mtas expectativas gerarem decepções...isso seeempre acontece cmgo tbm ^^

Qnto ao blog do Cafa, conheço faz mais d um ano, sempre acompanhei e me diverto mto...ha alguns meses o conheci via msn e trocamos orkut..desculpa, mas nessa devo discordar...acho ele bonito,tem um sorriso encantador, um charme natural..mas isso é questão de gosto, varia, e entendo q vc deve ter imaginado um deus grego e tal..mas adoro esse Cafa do jeitinho q é...cmo disse a roxy, eu tbm pegaria hehe

=**

ps:parabéns pelo blog meninas, sempre gosto de passar por aki!aliás, foi no blog do Cafa q vi um comentario d vcs, e vim curiar o tal mu point!Friends é oq há d melhor!vcs escrevem mto bem =]