quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A arte de procrastinar

::
Da wiki em inglês (tradução by Roxy), aqui texto original:

"Procrastinação é um tipo de comportamento que é caracterizado pelo adiamento de ações ou tarefas para outro momento. Psicólogos frequentemente citam procrastinação como um mecanismo para lidar com a ansiedade associada ao começo ou finalização de qualquer tarefa ou decisão.
Psicólogos pesquisadores também tem três critérios usados para categorizar a procrastinação. Eles acreditam que a procrastinação é anti-produtiva, desnecessária e atrasadora. Para um indivíduo, a procrastinação pode resultar em estresse, sensação de culpa, perda de produtividade, criação de crise e desaprovação de outros por não estar cumprindo com suas responsabilidades ou compromissos. Esses sentimentos combinados podem promover mais procrastinação. Enquanto é normal para as pessoas procrastinarem em certo grau, isto se torna um problema quando impede o funcionamento normal. Procrastinação crônica pode ser um sinal de uma desordem psicológica ou fisiológica."

Alguém mais aqui PROCRASTINA demais?

É quase aquela listinha que fazemos em toda a virada do ano. Fazemos a lista de milhares de coisas que queremos que sejam diferentes. Coisas que passaremos a fazer, milhões de planejamentos. E, normalmente, quantos % realizamos de tudo isso? Vou chutar em uns 20% no máximo.

Tenho projeto pessoal que não sai do papel, projeto profissional que é pior ainda pq não consigo nem colocar todo no papel. Sei que, na maioria das vezes, posso fazer melhor, mas parece que sempre tem algum impedimento pra realizar essas coisas. Transfiro a responsabildade, muitas vezes, e me engano pensando que fazer as coisas acontecerem não depende só de mim.

O pior de tudo isso é que adoro um desafio, adoro provar que consigo fazer aquilo que as pessoas acham (ou até eu mesma) que não sou capaz.

Daí colocando isso em escala maior, é uma vida que deixamos de viver pela simples arte de procrastinar que nos domina. De pouquinho a pouquinho vamos deixando de fazer coisas que poderiam ter dado um rumo diferente pra nossa vida.

Tudo pq estamos agarrados na rotina do dia-a-dia e temos uma vida relativamente confortável, por isso acabamos, por um bom tempo, esquecendo todos esses desejos maiores que temos. Existem épocas, normalmente de crise, em que olhamos para tudo isso e tentamos retomar algumas coisas. E as vezes até conseguimos levar algo em frente, mas parece que somos acometidos novamente da maldita arte de procrastinar.

Será que isso é característica de pessoas medianas? Espero que não...

É falta de força de vontade? De motivação? Talvez...

Alguém aí tem uma solução pra isso? Todos sofrem desse mal? Ou já acharam a fórmula mágica?

Isso me lembrou um episódio de friends, em que a Rach faz 30 anos e se dá conta que a vida dela saiu completamente diferente do que ela imaginava e resolve tomar alguma medidas. Queria colocar aqui, mas não achei o link no youtube, se alguém achar, manda aí. :D

Bjoxxx

Um comentário:

Lois Lane disse...

Eu estou passando exatamente pela mesma coisa!!!! Tudo o que tu escreveu aí, tudo, até as vírgulas, eu assino embaixo!!
Uma amiga minha me disse que este ano, no horóscopo chinês, é o do rato, em que nada anda, a gente só pedala e não sai do lugar. Me senti melhor em botar a culpa no "rato chinês", mas sempre que posso tento retomar meus projetos. É sempre melhor quando tem alguém nos cobrando,alguém para quem temos que "prestar contas". No meu caso, pelo menos, funciona. Boa sorte amiga!! Estamos no mesmo barco procrastinador!! hehehe! Bjus!