segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Sentimento x Palavras

::
Contribuição de uma leitora (e amiga :D) assídua do blog seguindo um pouco a linha do post abaixo. Vale conferir:

Os acontecimentos dos últimos dias têm me feito pensar na minha quase total incapacidade de transformar sentimentos em palavras. Tenho uma dificuldade gigantesca em fazer isso, seja falando ou escrevendo, envolveu sentimento, trava tudo! No meu último relacionamento, fui muito cobrada por não dizer o que sentia. Entretanto, acho que é lógico até, pois, o ato de falar/escrever é totalmente racional, assim, eu posso falar ou escrever qualquer coisa. O sentir, por sua vez, envolve emoção. Logo, é difícil racionalizar um sentimento. Talvez, por isso, seja mais fácil demonstrar sentimentos (e, a meu ver, mais convincente!) com atitudes do que, simplesmente, falar ou escrever sobre o assunto, eu, aliás, costumo fazer isso!

Quando preciso escrever (às vezes é necessário, né!), meu Deus, eu levo séculos, parece que nenhuma palavra fica boa ou traduz aquilo que sinto. O pior é quando eu demoro horas e escrevo só aquelas coisas clássicas, aquelas que todo mundo escreve! Falar é ainda mais complicado, quando preciso dizer o que estou sentindo (geralmente respondendo, pois, nesses casos, só falo quando provocada, caso contrário, permaneço inerte!), aí, invariavelmente, a coisa trava mesmo, não consigo falar nada! Nas vezes que consigo vencer a barreira do silêncio, é só o básico mesmo, não adianta querer improvisar, no meu caso, fica pior! Lembro de uma vez que queria dizer para uma pessoa tudo que estava sentindo, era muita coisa, fiquei algumas semanas pensando nisso, quando encontrei a criatura, acho que demorei uns cinco minutos para dizer uma frase com dez palavras (no máximo!). Show de horror, consegui fazer um resumo péssimo dos sentimentos, aí, quando falei, a coisa ficou muito menor do que era, não consegui dar a proporção que queria, muito menos o efeito... Agora, escrevendo isso, acabo de perceber que, além de tudo, me falta habilidade com as palavras, hehe...

Para driblar essa dificuldade, costumo demonstrar os meus sentimentos com atitudes, como disse lá no início. O problema é que nem todas as pessoas percebem essas sutilezas... Ademais, existe a necessidade, inerente ao ser humano, de ouvir o que o outro sente com relação a ele. Sei o quanto é bom ouvir aquele alguém (ou qualquer alguém!) dizendo o quanto tu és especial pra ele e etc, mas acho que sentir-se querido é muito melhor do que simplesmente falar ou ouvir. Tem até aquela frase de comercial que diz: Um gesto vale mais que mil palavras. Concordo plenamente! A atitude de uma pessoa pode ser reveladora, prefiro um milhão de vezes uma pessoa que age e não fala do que uma que fala e não age! Ou, ainda pior, fala uma coisa e faz outra completamente diferente! Bah, essa é para deixar qualquer um louco!

Contudo, não escondo a minha frustração comigo mesma, queria conseguir ponderar as duas coisas, acho que é o ideal, mas, por enquanto, não consigo! Talvez eu tenha uma preocupação extremada com o peso das palavras, deve ser isso... Acho que é exatamente o oposto do que acontece com aquelas que falam tudo, até mesmo o que não sentem... Penso que deve existir algum prazer nisso, mas como não sou acometida desse mal, não sei! Quero deixar claro, antes que alguém pense que, nesse momento, estou me referindo aos homens, que não é isso, esse tipo de coisa se vê em homens e mulheres. Tenho amigas que são assim, são capazes de dizer mundos e fundos para quem conheceram ontem! Ai que medooo! Não sei, talvez seja eu que me preserve demais e me preocupe demais com o sentimento alheio... Ainda não cheguei a uma conclusão!

Wednesday

2 comentários:

Anônimo disse...

Cada um no seu quadrado, o inverso também acontece, e mais frequententemente que essas mulheres descoladas e modernas acreditam. Existem pessoas que acham muito mais fácil se expressar com palavras escritas, talvez por parecer mais completo e verdadeiro. Mas acredito que tudo ao seu tempo, tudo com sua dosagem certa, nunca nada muito radical.

Lois Lane disse...

Olha, se tem uma coisa que eu aprendi nesses meus vinte e poucos anos de vida é que cada um sente e se expressa de uma maneira. Não há nenhuma maneira mais certa do que a outra, e quando percebemos essas duas coisas, nos estressamos menos com os outros e somos mais felizes. Há quem goste de se expressar com palavras, há quem goste de se expressar com atitudes, visíveis ou não, e há aqueles que não gostam ou têm receio de se expressar, mas continua sentindo algo lá no fundinho. Acho que temos que nos esforçar para que os outros nos entendam, mas também sermos mais sensíveis para entendermos os "recados" de quem gosta da gente, e muitas vezes nem percebemos. Um simples abraço pode ser muito mais poderoso que uma carta. :) Abraços a todos! Em breve escreverei novamente aos nossos leitores!