quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Se dirigir, não beba. Se beber, não dirija. Só isso?

::
As pessoas, em geral, já estão ficando cansadas desse assunto: bebida x direção! Já deu uma saturada mesmo! Também não agüento mais, mas não pelo tema em si, o meu caso é mais grave, é que, na maioria das vezes, quando falo nisso, a opinião das outras pessoas acaba me irritando, por isso, tenho evitado externar o que penso sobre a tal da Lei Seca, pelo menos em ambientes onde se fala só amenidades. Agora, depois de discutir pela terceira vez com o meu pai, cheguei ao meu limite e resolvi escrever, até para ver se dava uma desopilada! Bom, talvez eu não esteja sabendo respeitar a opinião alheia mesmo. Pode ser, tenho mania de ser a dona da verdade, admito!

Não, não sou uma bêbada contumaz, aliás, estou bem longe disso, pois, raramente bebo, contudo, não consigo engolir essa Lei tosca!! Pior, não consigo entender a razão de grande parte das pessoas ficarem felizes e satisfeitas com uma porcaria dessas. As pessoas que discordam, só acham que ela é radical demais e ponto final. Concordo, é radical mesmo, mas é rasa demais também, e dizer isso não é uma incoerência! Será que ninguém percebe que isso é coisa “para inglês ver”! Poxa, é uma medida paliativa! Será que todo mundo esqueceu que existem outros entorpecentes?! Não vou nem tocar na questão da inconstitucionalidade, outro absurdo, porque nem todo mundo conhece a Constituição, embora, a meu ver, devessem conhecê-la, deveríamos ser apresentados no colégio. Bem, essa já é outra história.

No finde passado, fui numa festa, na zona sul de Porto Alegre, fiquei abismada com o número de pessoas “loucas” que tinha naquele local, o mais curioso é que todas estavam tomando água! Certamente elas não estavam assim “alegres” só de tomar água, né!? Agora me diz, uma criatura dessas tem condições de dirigir? O bafômetro denunciaria o uso de outro entorpecente? O que se faz com essas pessoas? Ah, não precisa nem ir para as baladas para ver isso, está cheio de motoristas nas estradas fazendo uso de drogas para não dormir, os chamados rebites. A idéia é a mesma nos dois casos, é deixar a pessoa “ligada”. É importante ressaltar que essas coisas funcionam por um determinado tempo, depois o usuário ferra no sono. E então?! Vai me dizer que eles representam menos risco do que alguém que toma três latas de cerveja ou duas taças de vinho? O risco é o mesmo, pelamordideus, será que ninguém vê isso?! A imprudência, a irresponsabilidade, a conduta em si é a mesma! O uso de qualquer substância entorpecente não combina com direção, não são apenas direção e álcool que não combinam!

Eu já conheço bem o argumento de quem defende a Lei, é mais ou menos assim: “Bom, pelo menos tomaram alguma atitude nesse sentido, a maioria dos acidentes são causados pelo uso de álcool...” Ok, a partir de agora, a maioria dos acidentes serão causados pelo uso de outras drogas! Isso me lembra a história do corno, que retira o sofá da sala porque pegou a mulher dele lá com outro cara, como se isso resolvesse alguma coisa... Bom, resolve, né, no sofá ela não trai mais ele! Então é isso, o Brasil continua do jeito que está porque as pessoas são resignadas, acomodadas mesmo, isso sem contar aquela porção (maciça!) da população que é ignorante. Qualquer coisinha bem meia-boca já serve para resolver os nossos problemas, é sempre melhor do que nada, esse é o pensamento do brasileiro! Sem contar que são poucas as pessoas que se dão ao trabalho de questionar as coisas, a maioria só aceita do jeitinho que lhes são apresentadas, mas essa é uma conversa para, quem sabe, uma próxima postagem!

Wednesday

Um comentário:

RoxyMcSummer disse...

Concordo que tá muito mais visível agora o uso de balas e todo o resto. Não sei se tão usando mais ou se tão deixando mais na cara só, mas acho que tão usando mais mesmo. Falo isso desde o início dessa lei que isso vai fazer com que aumente o consumo de outras drogas. Não adianta, tem mtas pessoas que não conseguem se divertir 'de cara'. Bjoo amiga!